segunda-feira, 28 de setembro de 2009

RECOMENDAÇÕES por Tiago Araújo e Túlio

LITERATURA – AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA: Com este livro, Eduardo Galeano quebra a cronologia linear da historiografia oficial para desnudar o saque ao continente que persiste desde seu “descobrimento”. Analisando os mecanismos de poder, os modos de produção e os sistemas de expropriação - Galeano reescreve a história da América Latina e expõe os quinhentos anos de exploração econômica e miséria social.

DISCO - Grupo Tarancón / álbum Gracias a la vida. O grupo musical folclórico Tarancón é composto por músicos de diversos países da América Latina, formado com o objetivo de divulgar a diversidade e canções latino-americanas. Nesse LP, encontramos composições de figuras brilhantes como Violeta Parra, Victor Jara, Mercedes Sosa, Atahualpa Yupanqui, além de outros compositores que tiveram a preocupação e responsabilidade em questionar, criticar e reivindicar através da música, uma latino América justa, unida e livre da exploração. Como se observa nas palavras cantadas pelo grupo.

CINEMA – A HORA DA ESTRELA (1985). Baseado na obra de Clarice Lispector, o filme trás a história de Macabéa. Uma migrante nordestina semi-analfabeta que vem morar na cidade grande, vivendo na pele as contradições da vida. Uma intrigante comédia e drama ao mesmo tempo, refletem a realidade do retirante nordestino da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário