terça-feira, 29 de setembro de 2009

Editorial Edição Setembro por Davi

Em sua quarta edição o informativo elaborado pelos alunos do curso de Geografia – Noturno; que visa a reflexão integral da realidade política, social, e econômica da sociedade brasileira vem em palavras poucas, porém concisas, esclarecer aos leitores o verdadeiro e principal objetivo deste que, as vezes tachado de impróprio e/ou inconveniente à ordem do campus, mantém seu foco – com ideais concretos e pautadas no confronto de opiniões; sem se render à imposições autoritárias e mantenedoras do caos ideológico, trabalhando arduamente com o objetivo de fazer com que os adeptos de leitura de conteúdo, despertem um olhar crítico à respeito do Brasil do séc. XXI.

Neste mês, o Leia e Repasse propõe uma abordagem de temas que são de interesse geral, entre eles a polêmica adoção do sistema EAD educacional, a epopéia traçada pelo MST em busca de um lugar para sobreviver; e de temas que visam a nossa realidade universitária.

Iniciaremos nossa reflexão apresentando uma questão que impossibilita o sono de milhares de pessoas no país e, de milhões no mundo: a continua má distribuição de renda, que expropria do Homem direitos primordiais segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos aprovada em 10 de Dezembro de 1948. ARTIGO III : Todo Homem tem direito à Vida, à Liberdade e à Segurança Pessoal.

Neste artigo temos três pilares das condições básicas para a sobrevivência humana na Terra, mas será que tal artigo é realmente respeitado pelas nações, e principalmente por aquelas que se dizem desenvolvidas/civilizadas ?

Certamente o discurso apresentado pela Organização das Nações Unidas - diga-se E.U.A e seus irmãos ´´desenvolvidos`` – tenha sido apenas mais um dos inúmeros episódios de plena Demagogia e Hipocrisia oriunda dos interesseiros do norte.

Onde está o direito de viver do pai de família que busca seu sustento e de seus filhos numa lata de lixo, que Vida é essa ? Que liberdade é essa, que retira o direito do homem possuir seu pedaço de terra para ali plantar o necessário para sua subsistência e de sua comunidade ? E que Segurança temos a mercê de um sistema que diariamente contribui para a derrota de muitos e o sucesso de poucos ?

Reflita Leitor


Um comentário:

  1. Eae pessoas!
    A paulinha da pedago aqui de sanca passou o jornalzinho de vocês pra gente.

    Achamos muito massa!
    Queriamos saber como anda as funções de vocês por aê e também com o blog, pois pensamos em posta-los no nosso Blog.

    www.cfpbio2010se.blogspot.com . Entrem e conheçam o nosso também!

    Flow
    C.A. Bio - Sanca

    ResponderExcluir