segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O MST: Luta em defesa da soberania do estado Brasileiro

por Jandira

No cenário nacional atual, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) é o movimento social que está em maior evidência. Por este motivo, é alvo de diversas críticas, principalmente vindas da parte da população que não se beneficia com a sua luta, a elite financeira. Por tanto, o artigo presente visa mostrar o quanto este movimento revolucionário possui propostas claras de reestruturação do Estado Brasileiro, a partir da implantação de um sistema comprometido com os interesses da população que garanta a Soberania Popular Brasileira.
Sua bandeira principal, a Reforma Agrária, tem como premissa o acesso à terra para todos os que nela trabalham - garantindo a plantação de produtos saudáveis, livre do uso de agrotóxicos e livre da monocultura que atualmente beneficia poucas empresas, colocando o camponês como protagonista da própria reforma, onde ele participará diretamente das escolhas como é feito nos diversos acampamentos e assentamentos do MST.
O movimento luta pela garantia de uma soberania popular nacional, onde as riquezas naturais brasileiras sejam administradas pela população e tragam benefícios para ela, ao contrário do contexto atual onde empresas como a VALE exploram o solo brasileiro e levam todas nossas riquezas para fora.
O MST defende uma intervenção maior da população no sistema político, onde ela consiga tirar os políticos que não representam de fato os interesses da mesma por meio de plebiscito e que crie também um mecanismo de consulta popular para que seja utilizado sempre que preciso.
Além destas bandeiras que são evidenciadas mais facilmente, são diversas as bandeiras defendidas pelo MST, como o combate a violência sexista de uma sociedade patriarcal, pela democratização dos meios de comunicações onde o governo viabilize ao povo organizado seus próprios veículos sociais de comunicação, que invista em programas como o Saúde da Família, e amplie e melhore o SUS (Sistema Único de Saúde). Defende a diversidade étnica e cultural, onde todos sejam tratados como já determinou a Constituição brasileira em plena igualdade de direito econômico, social, política e cultural e em defesa também do acesso a cultura por todos, valorizando os saberes populares.
Podemos finalizar este artigo, dizendo que o MST é um movimento sério, construído por camponeses que sabem o quanto vale o valor da luta e o valor da liberdade e não ficam em casa esperando os seus direitos cairem do céu. E o que é dito pela mídia... Nem sempre nos mostra a realidade. Contudo, nossa missão enquanto universitários é sermos “críticos e agentes transformadores de nossa própria realidade” (Eduardo Felpis), ao contrário, tornaremos massa de manobra dos interesses de poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário